A Diretoria da ANTAQ autorizou dez novas empresas a operar como empresas brasileiras de navegação (EBNs), durante reunião do último dia 16. Seis delas operarão na navegação interior e quatro na navegação marítima e de apoio.
Na navegação interior, são elas a F.H. Navegação, que irá operar no transporte longitudinal de carga geral, granel sólido e contêineres, na bacia amazônica; e a Transporte Marítimo Figueiredo & Filhos, que operará no transporte de travessia internacional de passageiros, no rio Uruguai, no trecho entre Itaqui-RS (Brasil) e Alvear-Província de Corrientes, na Argentina, na Bacia do Sul.
Também foram autorizados na navegação interior a empresária Marinete Ferreira da Rocha, que irá operar no transporte longitudinal de carga na Bacia Amazônica; a empresa José L. Nogueira Navegação e Cia., que irá operar no transporte interestadual de passageiros e misto, na Bacia Amazônica; e o empresário Roberto Dorner, que operará no transporte de travessia de passageiros, veículos e cargas no rio Madeira, no município de Humaitá (AM).
Na navegação marítima e de apoio, são elas: O Patriota Apoio Marítimo, G.O. Serviços Marítimos e Vision Show, que foram autorizadas a operar na navegação de apoio portuário, embarcações sem propulsão ou com potência de até 800 HP; e a empresa Siem offshore do Brasil, que foi autorizada a operar no apoio marítimo.