unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 04/03/10

ANTAQ autoriza empresa do grupo EBX a construir terminal em Itaguaí

A Diretoria da ANTAQ autorizou a LLX Sudeste Operações Portuárias Ltda., companhia do grupo EBX, do empresário Eike Batista, a construir e explorar um terminal de uso privativo, na modalidade de uso misto, na Ilha da Madeira, em Itaguaí (RJ). O terminal vai se chamar Porto Sudeste e movimentará minério de ferro.

O projeto da LLX Sudeste prevê investimentos de até US$ 740 milhões, com previsão de movimentação de 50 milhões de toneladas de minério por ano, que poderá dobrar numa segunda etapa. O início das operações está previsto para o segundo semestre de 2011.

No estudo de viabilidade técnica apresentado pela empresa à ANTAQ, a carga própria movimentada pelo Porto Sudeste corresponderá a 64%, enquanto cargas de terceiros responderão pelo restante da movimentação. O minério de ferro a ser escoado é o produzido pela MMX, empresa de mineração do mesmo grupo EBX.

No mesmo estudo, prevê-se taxa interna de retorno em 17%, a considerar somente a operação do terminal com cargas próprias, taxa que sobe a 23%, se incluída a movimentação de cargas de terceiros.

Assessoria de Comunicação Social/ANTAQ
Fone: (61) 3447-2737
FAX: (61) 3447-1040
E-mail: asc@antaq.gov.br