
Arquivo/Divulgação
Empresa escolhida poderá operar Tecon por até dois anos, enquanto concorrência definitiva estiver em fase de preparação
O governo federal anunciou, nesta quarta-feira (19), que deu aval para um edital de transição para exploração do terminal de contêineres do Porto de Itajaí (SC). O ministro de portos e aeroportos, Márcio França, informou que o edital transitório será encaminhado pela pasta à Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), que conduzirá o chamamento público. O processo deverá ser colocado na rua nas próximas semanas.
A empresa escolhida poderá operar o terminal provisoriamente por até dois anos, enquanto a concorrência definitiva estiver sendo preparada. “Faremos chamamento por dois anos. A empresa se instala por dois anos e, nesse período, preparamos a concorrência definitiva para poder chamar a empresa [que vai operar] por 35 anos”, justificou o ministro.
França acrescentou que o edital será mais simplificado, o que permitirá conduzir o processo de maneira mais rápida. A expectativa do governo é a retomada das movimentações no porto organizado. “Não podemos esperar mais tempo da não presença de navios em Itajaí. A cidade se confunde com porto”, afirmou França em uma rede social.
Fonte: Revista Portos e Navios