O superintendente de Navegação Interior da ANTAQ, Alex Oliva, participou, entre os dias 29 de junho e 3 de julho, do II Comsertão da Secretaria do Patrimônio da União (SPU), que é vinculada ao Ministério do Planejamento. O evento teve a realização da Gerência Regional do Patrimônio da União em Mato Grosso do Sul e aconteceu em Corumbá (MS).
Durante palestra, Alex Oliva defendeu que o uso do transporte hidroviário é a melhor maneira para escoar a produção de grãos da Região Centro-Oeste. “É mais barato transportar mercadorias pelos rios do que pelos outros modais”, ressaltou.
O superintendente citou, ainda, quais são os gargalos da navegação interior no país: indisponibilidade de recursos, entraves ambientais e falta de política. “É preciso ter a consciência de que investir em hidrovia é defender o meio ambiente. Para ter hidrovia, precisamos de nascentes, das matas ciliares. Somos os maiores defensores do meio ambiente”, afirmou.
Alex Oliva destacou, também, as metas alcançadas pela ANTAQ em relação à navegação interior: mais agilidade e eficiência nos procedimentos de autorização e fiscalização, maior integração com os agentes públicos e privados envolvidos com a navegação interior, promoção das vantagens comparativas do modal hidroviário e atuação da ANTAQ como agente catalisador para a ampliação e elevação do nível de utilização da malha hidroviária.