O gerente de Portos Públicos da ANTAQ Jair Campos Galvão e a chefe da unidade da agência em São Paulo Nanci Fontenelle participam, no dia 8 de junho, em Santos, a convite da CODESP, de reunião do grupo de trabalho que debaterá a modelagem portuária para a movimentação do contêiner de cabotagem no porto de Santos.
O grupo pretende estudar medidas que melhorem a configuração do porto, a fim de adequá-las às operações de contêiner dos transportes de cabotagem.
Os participantes discutirão questões relativas a custos, burocracia e constrangimentos operacionais que envolveram a demanda superior a 4 milhões de TEUs, em 2010, bem acima da movimentação total de 1,2 milhões de TEUs, em 2009.
A discussão levará também em conta os novos atores em transportes, o aumento relevante da movimentação de contêiner de cabotagem e os ganhos de produtividade relacionados ao porto concentrador.
Participam da reunião segmentos que regulam, exploram, desenvolvem e fomentam modelos das operações desse sistema de transportes. Entre eles, estão representantes de administrações portuárias, CAPs, agências reguladores, SEP, Ministérios dos Transportes e da Fazenda, Petrobras, sindicatos do setor, associações de usuários, universidades e bancos de fomento.
Programação
Confira abaixo a programação das exposições e debates da reunião de trabalho.
EXPOSIÇÕES E DEBATES DA REUNIão DE TRABALHO PAINEL DAS AUTORIDADES REGULADORAS
INÍCIO INSTITUIçãO QUESTÕES
8:30 h ANTAQ Questões da regulação das operações do contêiner de cabotagem nos subsistemas porto
9:00 h AMBIENTE Solicitações do ambiente decorrentes das intervenções dos subsistemas dos transportes.
9:30 h ALFÂNDEGA Controle fiscal das operações do contêiner nacional e internacional de cabotagem nos recintos alfandegados.
10:00 h às 10:20 h -INTERVALO
10:20 h CNT DEBATEDOR Os problemas portuários sob o ponto de vistas dos modais dos transportes
10:50h CODESP MEDIADOR Gestão do painel, dos debates, observações, registros, abertura e controle dos tempos das questões e respostas das discussões.
11:00 h Debates com os participantes da reunião
12:30 às 14:00 h Intervalo para almoço
PAINEL DOS PRESTADORES DE SERVIÇO
INÍCIO INSTITUIçãO QUESTÕES
14:00 h LINHAS DE NAVEGAçãO Questões das janelas operacionais, burocracia e custos portuários
14:30 h TERMINAL PORTUÁRIO Aumento do “dwell-time”, problemas das acessibilidades, da falta de áreas e berços, e da eficiência operacional.
15:00 h FNP Participação laboral na redução dos custos e da eficiência operacional da cabotagem.
15:00 h às 15:20 h -INTERVALO
15:20 h ANUT DEBATEDOR Custos e demanda versus capacidade dos sistemas de transportes sob o ponto de vistas dos clientes
15:50 h USP CIENTÍFICA Ferramentas aplicadas em simulações, otimizações e gestão estratégica das questões do modelo portuário.
16:20 h SEP MEDIADOR Gestão do painel, dos debates, análises, abertura e controle dos tempos das questões e respostas das discussões.
16:30 h Debates com os participantes da reunião
18:00 h Informações das próximas Fases e encerramento da reunião