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Clippings - 06/10/10

Antaq discute nova área do Porto Organizado de Santos

Redefinir a área do Porto Organizado de Santos. Este foi o principal ponto discutido na reunião desta terça-feira entre a diretoria da Antaq, representantes da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), da Secretaria Especial de Portos (SEP) e das autoridades da Aeronáutica. O encontro aconteceu na sede da agência, em Brasília.

A reunião tinha como objetivo, segundo o diretor-geral da Antaq, Fernando Fialho, acabar com qualquer divergência em relação aos novos limites apresentados pela Codesp para a área do porto organizado. “Com a discussão, a diretoria da Agência terá mais segurança para dar andamento ao processo”, disse.

A expectativa da diretoria da agência é que os novos limites do porto sejam definidos em 30 dias.

No encontro, o presidente da Codesp, José Roberto Serra, apresentou como ficaria a nova área do Porto Organizado de Santos. No entanto, todas as versões dos limites propostos pela autoridade portuária sempre abarcaram áreas da Aeronáutica, que pretende realizar projetos no local. Com a ampliação dos limites, a autoridade portuária pretende garantir o uso das áreas de Barnabé-Bagres, onde será construído um novo conjunto de armazéns e terminais.

Os diretores ressaltaram a importância de todas as partes interessadas estarem discutindo a redefinição da área do Porto Organizado de Santos. “O objetivo da agência é chegar a uma conclusão e que essa seja benéfica para os projetos da Codesp e para o desenvolvimento do Porto de Santos, sem prejudicar os projetos da Aeronáutica”, ressaltou o diretor-geral da Antaq, Fernando Fialho.

Porto de Santos

A expectativa da Codesp é que o Porto de Santos movimente 94 milhões de toneladas até o final deste ano. Em 2009, esse número foi de 83 milhões de toneladas. “Estamos trabalhando para o porto crescer e para melhorar sua infraestrutura”, disse o presidente da Codesp.

O Porto de Santos movimenta carga de todos os estados brasileiros. Além disso, é responsável por 1/4 da balança comercial brasileira e o maior exportador de açúcar e suco de laranja do mundo. O porto conta, atualmente, com 60 berços de atracação e 13 km de cais.