unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 29/02/24

Antaq identifica berços de Tecons com ocupação de 70%

Arquivo/Divulgação

Estatístico da agência, apresentado este mês, menciona terminais que movimentam contêineres em Santos e em outros portos acima do patamar de 65% recomendado pela OCDE

Dados estatísticos da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) relativos a 2023 identificaram terminais de contêineres (Tecons) com taxas de ocupação de berços superiores a 65%, patamar limite recomendado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O relatório apresentado no começo do mês cita a Santos Brasil com 65%, Itapoá com 71% e a BTP com 75% dos berços ocupados no ano passado.

“Vemos a taxa de ocupação de berços em grau considerável para contêineres. Significa que tem que haver algum planejamento para que se cresça. Se está berço assim, imagine o pátio”, comentou o gerente de estatística e avaliação de desempenho (GEA), Fernando Serra, durante a apresentação do estatístico.

taxa-ocupacao-anuario-2023-antaq.jpg

A Antaq contabilizou que a movimentação de contêineres no Brasil totalizou 11,6 milhões de TEUs em 2023. A movimentação de contêineres em terminais autorizados (TUPs) no período foi de 39%, enquanto em portos organizados (arrendamentos) foi de 61%. A agência reguladora observa estagnação nos números gerais de movimentação de contêineres nos anos de 2022 e 2023.

240228-movimentacao-conteineres-antaq-anuario-2023.jpg
Serra acrescentou que os técnicos da Antaq vão se debruçar para aprofundar a questão da cabotagem, que vinha crescendo dois dígitos e caiu 0,8% cabotagem em TEUs. A queda da cabotagem está associada à redução dos transbordos no pós-pandemia, quando os navios de longo curso reduziram os cancelamentos de escalas. Ele ponderou que houve uma retomada dos números da movimentação de cargas conteinerizadas no 4º trimestre de 2023 e mencionou que já existem portos onde cabotagem predomina, como Chibatão (AM), com 71%, e Suape (PE), com 79%, do total de equipamentos movimentados.
movimentacao-conteineres-anuario-2023-antaq.jpg

Fonte: Revista Portos e Navios