Na terça-feira (11), o diretor-geral substituto da ANTAQ, Tiago Lima, e o superintendente de Navegação Marítima e de Apoio, André Arruda, participaram do evento “Os Entraves na Multimodalidade e a Competitividade”, em São Paulo, organizado pela Associação de Comércio Exterior (AEB) e pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP).
Na visão da AEB, o Brasil optou pela abertura econômica, mas não se preparou com uma estrutura competitiva diante de um mundo globalizado. Nessa mesma concepção, Saturnino Sérgio da Silva, da FIESP, afirmou que o país, para ter um comércio exterior forte, depende diretamente de um sistema multimodal eficaz e sólido.
Para contribuir com o debate, o superintendente da ANTAQ ressaltou a importância do desenvolvimento da navegação de cabotagem no país. André Arruda comentou sobre as ações encaminhadas pela Agência em parceria com o Syndarma – debatidas no 1º Seminário sobre o Desenvolvimento da Cabotagem Brasileira – realizado no ano passado pela a Agência e o sindicato.
Arruda destacou a proposta de uma medida provisória encaminhada ao Ministério dos Transportes, que trata do Pró-REB. Essa proposta prevê uma revisão e aperfeiçoamento do Registro Especial Brasileiro (REB) com adequações que vão contribuir com a cabotagem e com o fortalecimento da empresa brasileira de navegação.
Além disso, Arruda destacou a necessidade do setor ser mais competitivo e para isso, é importante a readequação dos portos brasileiros, como já vem trabalhando a SEP, por exemplo, na execução de obras de dragagem, principalmente, para atender as demandas em constante expansão da cabotagem.”
Durante o encerramento, o diretor da ANTAQ relatou os esforços entre o governo federal e o setor privado em benefício das empresas brasileiras de navegação assim como, para a ampliação da oferta de serviços de cabotagem ao longo da costa brasileira. Lima também destacou, o crescimento do transporte de cargas nos últimos 10 anos por meio da cabotagem.
Por fim, o diretor comentou que a eficiência do transporte multimodal de cargas está diretamente relacionada com a existência de plataformas logísticas que garantam rapidez, facilidade e baixo custo nas operações de movimentação das cargas multimodais. “A ANTAQ vem trabalhando na implantação das estações de transbordo de cargas, cuja operação visa integrar o modal aquaviário aos demais modais de transportes do país. Acreditamos que através dessas medidas a Agência contribuirá para a adequação da infraestrutura de transporte, minimizando gargalos e assegurando o crescimento do país”, finalizou.
O evento contou com a participação de diversos representantes do governo como a ANTT, Ministério dos Transportes, SEP e também com entidades como a Camex, Abratec, ABTP e ANTF.
Assessoria de Comunicação Social/ANTAQ
Fone: (61) 2029-6520
FAX: (61) 2029-6517
E-mail: asc@antaq.gov.br