unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 29/07/10

ANTAQ participa de força-tarefa para regularizar transporte aquaviário no Amazonas

A ANTAQ, com a Receita Federal e o Departamento do Fundo de Marinha Mercante, participou, entre os dias 19 e 23 de julho, de uma força-tarefa para regularizar as operações de transporte aquaviário em Tabatinga, município amazonense, na tríplice fronteira Brasil, Colômbia e Peru.

Durante a força-tarefa, a comitiva da Agência, composta por sete integrantes, entre eles o gerente de Outorga e Afretamento da Navegação Interior, Walneon de Oliveira, e o gerente de Fiscalização da Navegação Interior, Luiz Eduardo Alves, esclareceram dúvidas dos empresários sobre os processos de outorga para as empresas operarem no transporte por hidrovias.

Além disso, os representantes da ANTAQ ressaltaram para os empresários a necessidade de se regularizarem junto à Agência. Levaram informações sobre o apoio portuário brasileiro, a implantação de estações de transbordo de carga (ETC) e a homologação de embarcações no Sistema Mercante. Houve, também, esclarecimentos sobre as ações fiscalizatórias da ANTAQ.

A delegação da ANTAQ e integrantes do Departamento do Fundo de Marinha Mercante realizaram, ainda, visita técnica aos atracadouros de Tabatinga e Leticia (Colômbia). Conheceram também o Terminal/Porto de Tabatinga e um local onde uma ETC está sendo construída.

Cadastramento
Em 20 de julho, a força-tarefa promoveu cadastramentos e habilitações nos sistemas Mercante e Siscomex Carga dos agentes envolvidos com as operações de transporte aquaviário. Nos dois dias seguintes, servidores da Receita Federal, lotados em Manaus e Tabatinga, e do Fundo de Marinha Mercante, de Manaus, treinaram os agentes para operarem os sistemas.