unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 07/08/09

Antaq pode intervir em portos de SC

Agência Nacional de Transportes Aqüaviários poderá intervir para corrigir o desequilíbrio econômico entre o porto de Itajaí e a Portonave (porto privado de Navegantes), agravado após a tragédia ocorrida em novembro de 2008 em Santa Catarina. A audiência com a senadora Ideli Salvatti (PT-SC) ocorreu nesta quarta-feira com com os três diretores da Antaq, Fernando Fialho, Tiago Lima e Murillo Barbosa. A reunião teve a presença de uma comitiva de representantes dos portuários do município.

“Se antes da enchente o porto de Itajaí movimentava 30 mil contêineres e a Portonave 8 mil, hoje está relação foi invertida, diz a parlamentar.

A senadora catarinense alertou para as diferenças salariais em relação à contratação de mão-de-obra. O diretor-geral da ANTAQ, Fernando Fialho, em resposta a essa questão, propôs que seja estabelecido um parâmetro de remuneração da mão-de-obra portuária, com base em pesquisa a ser realizada imediatamente nos principais portos, avaliando a remuneração média por contêiner.

Fernando Fialho disse que pretende consultar a Procuradoria Jurídica da Antaq para que oriente a diretoria da agência sobre como e com qual amparo jurídico poderá ser feita uma intervenção que determine uma equiparação do ponto de vista da contratação de mão-de-obra.

O direto fará contato com os sócios da Portonave, alertando para os riscos judiciais e patrimoniais de se manter uma posição intransigente. “Precisamos coibir o ambiente de concorrência desigual”, afirmou Fialho. (Com informações Blog do Loetz – GRupo RBS)