unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Newsletter - 21/02/24

ANTAQ SE PREPARA PARA REVISAR NORMA QUE TRATA DE GESTÃO AMBIENTAL EM ÁREA PORTUÁRIA

Em reunião de diretoria do dia 1º de fevereiro de 2024, os diretores da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) aprovaram a revisão da Agenda Regulatória da Agência para o triênio 2022/2024, visando a inclusão de alguns assuntos por determinação do TCU, outros temas urgentes advindos da Lei 14.301/22 (BR do Mar) e a revisão da Resolução ANTAQ nº 2650/12, que trata sobre os instrumentos de acompanhamento e controle de gestão ambiental em instalações portuárias.

Com relação a Resolução ANTAQ nº 2650/12, a revisão pela Antaq do referido normativo tem como objetivo dar mais clareza sobre os procedimentos e responsabilidades relacionadas ao Índice de Desempenho Ambiental (IDA) da Agência.

O Índice de Desempenho Ambiental (IDA) se trata de um instrumento de acompanhamento e controle de gestão ambiental em instalações portuárias, que permite quantificar e simplificar informações de forma a facilitar o entendimento do público e de tomadores de decisão acerca das questões ambientais portuárias.

O acompanhamento vem sendo realizado pela Gerência de Meio Ambiente da Agência, o que tem possibilitado à Antaq intervir no ambiente portuário para aprimorar a qualidade dos serviços prestados sob o ponto de vista ambiental.

Nesse sentido, em que pese a intenção da Agência com a revisão da Resolução ANTAQ nº 2650/12 seja trazer mais transparência ao setor regulado, importante os agentes regulados acompanharem o tema na medida em que eventuais mudanças normativas podem trazer novas obrigações regulatórias.