A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) se reuniu, em 28 de março, com representantes da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) para discutir uma parceria focada em estudos que busquem impulsionar a logística do agronegócio e expandir a malha ferroviária no Brasil. A colaboração visa fornecer subsídios para o desenvolvimento do sistema ferroviário, facilitando o transporte da produção agropecuária para os portos do país.
Nesse contexto, considerando o crescimento significativo do setor agropecuário, tanto em termos de capacidade de produção quanto de exportação, torna-se imprescindível expandir a infraestrutura de escoamento para atender à demanda crescente.
A reunião destacou os desafios enfrentados pelo setor agropecuário, especialmente em regiões como o “MATOPIBA” (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) e estados como Pará e Mato Grosso, que, apesar de sua alta produção, sofrem com gargalos logísticos devido à infraestrutura ferroviária insuficiente. A CNA, atendendo a pedidos do setor produtivo, encomendou um estudo técnico a grupo de pesquisa de logística agroindustrial para avaliar os impactos da expansão ferroviária.
A ANTT se comprometeu a fornecer informações regulatórias e operacionais para apoiar a pesquisa, o que poderá gerar importantes avanços para a melhoria da infraestrutura ferroviária. A parceria tem grande potencial para fortalecer o agronegócio brasileiro, contribuindo para a redução dos custos logísticos e o aumento da competitividade do Brasil no mercado internacional.