unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 23/08/10

APM Terminals e Terminal Investment unem-se para projeto no Porto de Santos

As empresas APM Terminals e Terminal Investment Ltd., através da Europe Terminal Brasil Participação Limitada, holding da Brasil Terminal Portuário (BTP), estarão juntas após as aprovações requeridas serem obtidas, na implantação e gestão do futuro terminal de contêineres e granéis líquidos que está sendo construído no Porto de Santos.

A BTP desenvolve atualmente as obras para a descontaminação do solo de uma área de 342 mil metros quadrados, na Alemoa, no Porto de Santos, local onde será implantado o terminal.

Com a conclusão total das obras programadas para meados de 2013, o terminal tem projeto aprovado apresentando um cais acostável de 1.108 metros, preparado para até 17m de profundidade, cota final prevista para o canal de acesso do porto, e capacidade para movimentar até 2,2 milhões de
TEUs em sua fase final. Em operação, servirá para atender à próxima geração de navios porta-contêineres.

O investimento total no projeto, que compreende obras de remediação, construção e equipamentos portuários, é estimado em R$ 1,2 bilhão. Os benefícios imediatos para a região Santista, além da solução do passivo ambiental existente, são os de geração de empregos e contratação de serviços e, no longo prazo, o de dotar o porto de um terminal de qualidade mundial para atender aos seus mercados.

O CEO da APM Terminals, Kim Fejfer, declarou que “No Brasil, um dos mercados de mais rápido crescimento no mundo, a modernização portuária representa uma grande oportunidade”. Ele observou que “o novo acordo é um passo importante para oferecer aos nossos clientes um melhor acesso aos mercados do Brasil”. Vikram Sharma, CEO da Terminal Investment Limited, adicionou que “este acordo irá beneficiar os embarcadores brasileiros, em tornando Santos mais competitivo nos mercados mundiais”.

Para Henry Robinson, CEO da BTP, “o interesse e a associação com um operador do porte da APM Terminals nos deixa muito satisfeitos, não apenas pelo que agrega ao projeto, mas também por sinalizar o caminho correto adotado pela BTP e TIL no desenvolvimento do mesmo até agora”.
Confira também: APM Terminals tem alta de 6% nos volumes globais

O Porto de Santos atende o Estado de São Paulo e os seus arredores. As áreas servidas pelo Porto de Santos geram divisas equivalentes a 50% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil. Cerca de 25% de todo o comércio exterior brasileiro passam pelo porto santista.

A APM Terminals opera hoje nos portos brasileiros de Pecém (Estado do Ceará) e Itajaí (Santa Catarina), oferecendo a seus clientes serviços de logística e de terminais interiores. A Terminal Investment Ltd. participa atualmente no terminal da Portonave, no porto brasileiro de Navegantes (Santa Catarina). No mês de setembro, a região portuária do Rio Itajaí-Açu contará om o segundo maior evento de logística, transporte e comércio internacional, a Itajaí Trade Summit, 2010, evento que é patrocinado pela APM Terminals.