A APM Terminals enviou uma proposta ao Estado da Virginia, nos Estados Unidos, para receber uma concessão de longa duração das operações do porto de Virginia. Em troca da concessão a companhia oferece a oportunidade de grande expansão do complexo em termos de quantidade de investimentos.
Para firmar essa parceria, o governo de Virginia entregaria a concessão das operações do Norfolk International Terminals, Newport News Marine Terminal, Portsmouth Marine Terminal, APM Terminals Virginia e Virginia Inland Port para a companhia.
Por sua vez, com as concessões em mãos, a APMT contribuirá com os empreendimentos e fará contribuições financeiras anuais e investimentos no Porto de Virginia: “Estamos agora olhando para os próximos passos. Esta é a parceria certa e a oportunidade estratégica para direcionar as operações do porto. Nosso objetivo é operar bem o terminal e trabalhar estrategicamente para o desenvolvimento correto do complexo”, afirmou John Crowley, vice-presidente sênior da APMT.
A estimativa é que o valor financeiro total da parceria fique em US$ 4 bilhões, soma que compreende os pagamentos iniciais, os pagamentos de acerto de concessão, divisão de receita, investimentos capitais e benefícios tributários.