unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 28/05/12

Appa apresenta Plano de Zoneamento de Paranaguá ao CAP

A Appa (Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina) concluiu o PDZPO (Plano de Desenvolvimento e Zoneamento do Porto Organizado e o relatório foi apresentado nesta quinta-feira aos membros do CAP (Conselho de Autoridade Portuária de Paranaguá), que analisarão o conteúdo do plano para submetê-lo à aprovação.

Plano de Zoneamento destaca a possibilidade de o porto diversificar e dobrar o volume de carga nos próximos 20 anos. Em 2011, o complexo portuário registrou volume de 41milhões de toneladas movimentadas e o objetivo é que ultrapasse os 80 milhões até 2031.

O PDZPO também identificou um total de 50 milhões de metros quadrados disponíveis para crescimento de área e retro área. “Mesmo com esse crescimento previsto, o Porto ainda vai conseguir manter 80% de área preservada na baía”, afirma Luiz Henrique Dividino, superintendente dos portos paranaenses.

O documento, que abrange toda a área de influência do Porto, em Paranaguá e Pontal do Paraná, funciona como um plano diretor. A partir deste levantamento completo e atualizado da área, o crescimento da autarquia fica bem mais ordenado e nada pode ser feito sem que esteja de acordo com o plano. Para que o trabalho fosse concluído foram necessárias duas etapas, executadas em parceria com a FEESC (Fundação de Ensino e Engenharia de Santa Catarina) e com o LabTrans (Laboratório de Transportes e Logística) da Universidade Federal de Santa Catarina.