A Appa (Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina) espera uma elevação de 20% nas exportações da safra graneleira de 2011 através do Porto de Paranaguá, em virtude dos serviços de dragagem e manutenção a serem realizados nos berços de atracação do complexo, conforme estudo realizado pela administração portuária.
Ainda de acordo com o relatório, Paranaguá deixou de embarcar aproximadamente 2,6 milhões de toneladas em grãos pelo corredor de exportação do porto no exercício de 2010, deixando de arrecadar cerda de R$ 10,4 milhões em sua receita total do perãodo.
A expectativa para este ano é promissora não apenas pelos incrementos na infraestrutura do complexo, uma vez que já se observa um considerável fluxo de caminhões mesmo antes do perãodo oficial da safra.
Para este ano, o volume médio esperado de embarque nos navios é de 68 mil toneladas. Em 2010, os navios não saiam de Paranaguá com mais de 57 mil toneladas. Este aumento no fluxo é resultado do trabalho que estamos realizando para recuperar cargas e recolocar o porto na posição de destaque, sustenta o superintendente da Appa, Airton Vidal Maron.