O Porto de Paranaguá pode, em breve, ter um novo sistema de processamento central e coleta de dados chamado de VTS (Vessel Traffic Service). O sistema foi apresentando pelo Comandante da Marinha do Brasil e Hidrógrafo, Alberto Pedrassani Costa Neves, juntamente com o Oficial César Pimenta, ambos oficiais da Reserva da Marinha, na Sala do Conselho de Autoridade Portuária (CAP) da Sede Administrativa dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa). Presente à ocasião também estavam o superintendente dos Portos de Paranaguá e Antonina, Airton Vidal Maron, e o diretor técnico da Appa, Paulinho Dalmaz.
Sistema de gerenciamento e monitoramento eletrônico, o VTS tem como objetivo ajudar na navegação por meio do monitoramento do tráfego aquaviário, dando à autoridade marítima a possibilidade de verificar as condições de navegabilidade e, portanto, provendo mais segurança aos profissionais que trabalham em alto mar. Além disso, o sistema atenta para a proteção do meio ambiente em áreas de intensa movimentação de navios ou com riscos de acidentes graves.
Para o capitão dos Portos do Paraná, capitão-de-Mar-e-Guerra José Henrique Corbage Rabello, o sistema veio em boa hora. Com ele será possível trazer mais eficiência no controle das operações portuárias e aumentar a segurança na navegação, além de permitir que o Porto de Paranaguá possa atingir as metas de segurança que precisa, disse.
A reunião de dados meteorológicos e oceanográficos, bem como outras informações ambientais também são ações previstas pelo sistema. De acordo com o superintendente da Appa, a escolha do sistema visa modernizar Paranaguá: Ele será implantado paulatinamente e nos coloca em sintonia com as demandas do governo federal, afirmou.
No Brasil, o VTS foi normatizado pela Marinha do Brasil, através da NORMAM-26/DHN e pela Secretaria de Portos (SEP), através da Portaria SEP-PR nº 87. À SEP coube também a função de estudos, coordenação e gerência dos projetos de implantação do VTS. Em conjunto com a Autoridade Portuária, que administra cada um dos portos públicos, a SEP gerenciará a implantação dos sistemas de monitoração.