A Autoridade Portuária de Santos (APS) iniciou, na última sexta-feira (25), uma consulta pública para receber contribuições sobre o leilão de arrendamento da área STS08, de 152,2 mil m², destinada à ampliação da capacidade de armazenamento de granéis líquidos, sobretudo combustíveis. O acesso à consulta está disponível no site da APS e na plataforma ‘Participa + Brasil’. O prazo de 30 dias começará em 30 de outubro, com a publicação do aviso no Diário Oficial da União.
A expansão do STS08 visa atender à crescente demanda por combustíveis nas regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste do Brasil, além de Bolívia, Paraguai e Chile, e inclui melhorias de infraestrutura, como quatro novos berços, mais tanques e dois viadutos, em uma área conectada a dutovias, rodovias e píeres na Alemoa, na margem direita do porto. Segundo o presidente da APS, Anderson Pomini, o projeto é estratégico para garantir o abastecimento de combustíveis e promover maior concorrência no setor.
O projeto, que conta com a participação de empresas do setor e da Petrobras, está previsto para ser concluído até 2030 e foi submetido à Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e à Corregedoria Geral da União (CGU). Estudos iniciais confirmaram a viabilidade do arrendamento, e seis empresas demonstraram interesse na área desde a publicação do chamamento público 01/2023. Após a consulta, a APS encaminhará o procedimento ao TCU para o leilão na B3, Bolsa de Valores de São Paulo.
Fonte: Revista Portos e Navios