unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 17/11/09

ArcelorMittal estuda nova usina no Brasil

A ArcelorMittal está considerando seriamente um estudo de viabilidade para uma nova usina de aço no Brasil à medida em que vê perspectiva de forte demanda no País, afirmou ontem um executivo do alto escalão da empresa.

Estamos particularmente animados com países do Bric, disse Michel Wurth, membro do conselho de administração em conferência do setor organizada pela Metal Bulletin. O Bric é uma sigla composta pelas iniciais de Brasil, Rússia, Índia e China.

Estamos comprometidos com um investimento significativo no Brasil, estamos considerando também seriamente um estudo de viabilidade de uma nova usina de aço lá, disse o executivo, sem dar maiores detalhes.

A companhia, maior grupo siderúrgico do mundo, anunciou um orçamento de investimento de US$ 5 bilhões para o Brasil antes da crise econômica global. Wurth não disse se a nova usina está inserida nesse orçamento. Lakshmi Mittal, presidente-executivo da companhia, informou, no mês passado que os planos de longo prazo sendo discutidos para o Brasil estão bem acima dos US$ 5 bilhões em investimentos, incluindo uma nova usina de placas.

Ele afirmou que uma oportunidade de investimento era uma usina de 5 milhões de toneladas anuais de placas de aço em Anchieta (ES), a ser erguida em parceria com a Vale. Wurth espera melhora na demanda global em 2010, mas ainda previu que a demanda nos países em desenvolvimento será 25% menor no ano que vem ante o pico de 2008. A empresa começou a retomar capacidade paralisada após registrar melhora mas encomendas por aço, disse o executivo.

No quarto trimestre esperamos que o nível de utilização da capacidade de produção seja de 70%, afirmou. No momento mais duro da recessão, a utilização de capacidade da ArcelorMittal foi de 60%. Apesar de uma gradual recuperação na demanda no próximo ano, a economia e a indústria continuam frágeis e a demanda não deve se normalizar totalmente no próximo ano, previu.