
Foto: Nitro Imagens (Divulgação ArcelorMittal)
Companhia siderúrgica verifica que, nas duas últimas décadas, desempenho da indústria naval esteve diretamente ligado à exploração do pré-sal, que demanda grande diversidade de serviços
A ArcelorMittal avalia que está pronta para atender a um eventual crescimento da demanda do setor naval brasileiro. Com o programa de ampliação e renovação de frota, anunciado em julho pela Transpetro, existe expectativa de que a indústria naval volte a crescer e, consequentemente, a demanda por serviços e materiais. A companhia siderúrgica verifica que, nas duas últimas décadas, o desempenho da indústria naval no Brasil está diretamente ligado à exploração do pré-sal, que demanda uma grande diversidade de serviços de manutenção e reparo de navios e plataformas.
“A indústria siderúrgica tem papel fundamental neste cenário, sendo responsável por um dos principais insumos utilizados na construção naval, seja para navios, plataformas ou estruturas”, destacou o gerente de vendas de infraestrutura ArcelorMittal, Alexandre Gama, à Portos e Navios. As apostas da empresa são a heterogeneidade do portfólio e a capacidade produtiva de aços do Brasil. Ele acrescenta que a empresa dispõe de uma equipe de pesquisadores para o desenvolvimento de novos aços para atender as demandas e desafios da exploração petrolífera.
A ArcelorMittal atende ao segmento da construção naval com produtos e soluções siderúrgicas específicas para o setor, desde bobinas, chapas e tubos especiais, que são transformados e aplicados em diversas estruturas. Na avaliação da empresa, a indústria naval brasileira ainda enfrenta desafios, como a competição global e o setor precisa investir em tecnologia e inovação para aumentar sua competitividade.
Gama afirmou que um dos compromissos da ArcelorMittal é disponibilizar para o mercado brasileiro produtos e serviços de qualidade e com condições comerciais aderentes às boas práticas comerciais, gerando valor para toda a cadeia de negócios. Ele disse que, apesar dos desafios tributários e dos cenários internacionais e nacionais desafiadores, a empresa trabalha para se manter competitiva. Segundo o gerente, essa premissa não é diferente para o segmento naval. A empresa considera que um dos maiores desafios é a garantia de qualidade dos produtos que são comercializados no mercado brasileiro.
O gerente de vendas avalia que a cadeia e o mercado naval são amplos e que a maior parte dos relacionamentos da ArcelorMittal é com os estaleiros e com empresas que atendem o segmento. Ele explicou que algumas aplicações precisam de algum beneficiamento para chegar ao produto final que será utilizado, desde chapas para próprias embarcações e tanques de armazenagem, que também devem ter um aumento significativo, perfis para estruturas de plataformas, tubos para sondas e extração.
Fonte: Revista Portos e Navios