Proprietários deixam navios capesize fora do mercado para pressionar taxas.
Embora o mercado aguarde uma recuperação nas taxas para embarcações classe capesize nesta semana, alguns armadores continuam mantendo parte da frota fora do mercado até que os valores fiquem em um nível superior aos custos operacionais.
O número de navios capesize ancorados em Cingapura chegou a 20 na última sexta-feira, em comparação a sete atracados na semana anterior, segundo fontes do setor. Alguns sustentam que o número atual seja ainda maior.
Para os armadores, a medida é justificável por implicar em uma redução na oferta, mantendo os navios fora do trade e contribuindo para a manutenção das taxas. Outros preferiram enviar as embarcações vazias a caminho do Brasil, mas sob velocidade reduzida para evitar os efeitos negativos do mercado.
Tal estratégia contribuiu para uma elevação nos valores na última semana. As taxas capesize para embarque entre a Austrália Ocidental e a China passaram de US$ 6,50 na última quinta-feira para US$ 6,75 no dia seguinte.
Os valores para embarques capesize entre Tubarão (SC) e Quingdao (China) também apresentaram recuperação, estando atualmente em torno de US$ 18,50 por tonelada. Antes do Ano Novo Chinês, a taxa usual para a rota era de US$ 16,50 por tonelada.