A fraca demanda durante a esperada temporada de pico e uma queda nas taxas de frete fará com que os armadores retirem cerca de 100 mil Teus (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) de capacidade no trade entre o Extremo Oriente e norte da Europa. Segundo estatísticas da consultoria Alphaliner, pelo menos 11 dos 29 serviços devem ter saídas canceladas, representando a retirada de 40% da capacidade média semanal da rota.
Os freight forwarders já contavam com estas reduções, após a tão esperada temporada de pico do segundo semestre não ter sido concretizada. Poucas transportadoras impuseram uma sobretaxa de alta temporada este ano, como muitos fizeram no passado.
As taxas têm caído nas últimas oito semanas, devido à capacidade extra que foi inserida no mercado, disse o diretor da FCL, Purvinder Tesse. Esta situação é explicada pela inexistência de uma temporada de pico. Fomos avisados que a retirada de capacidade começaria a partir de 12 de outubro, afirmou o executivo.
Segundo especialistas, as linhas marítimas estimam que com o corte de capacidade, os valores de frete deverão permanecer flutuantes até depois do Ano Novo Chinês, que ocorrerá em fevereiro de 2011. Segundo o Shanghai Containerized Freight Index, as taxas do mercado spot para norte da Europa continuaram a cair, apresentando um nível de US$ 1.690 por Teu embarcado. Alguns exportadores chegaram a apontar taxas inferiores a US$ 1.500 por Teu – o nível mais baixo registrado desde dezembro de 2009.
A pressão sobre as taxas pode aumentar à medida que o novo ano se aproxima. O levantamento da Alphaliner sobre o trade mostra que, apesar dos cortes na capacidade semanal na rota entre Europa e Ásia, em setembro a oferta de espaço aumentou 14,9% ante o mesmo perãodo do ano anterior, sendo avaliada atualmente em 247 mil Teus semanais.