Após uma elevação inicial das taxas no início do mês, alguns armadores preparam agora uma segunda rodada de aumento na taxas entre a Ásia e a Europa, numa tentativa de início de recuperação dos valores praticados antes da crise.
Várias companhias já anunciaram a cobrança de sobretaxas do bunker a partir do próximo mês, outras começam a considerar aumentos adicionais no frete, impulsionadas pelo forte volume de cargas vindas da Ásia.
Os valores têm subido, em média, US$ 200 por Teu (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés) desde o início de julho. Os bons resultados estão reforçando a confiança de que o mercado poderá absorver mais ajustes.
A Maersk Line e a CMA CGM anunciaram uma sobretaxa de US$ 150 por Teu em agosto. A K Line planeja cobrar adicionalmente entre US$ 125 e US$ 145 por Teu entre a Ásia e a Europa e a MSC deve, em breve, anunciar a cobrança de uma sobretaxa a partir do dia 15 do próximo mês.
A principal razão para o aumento, segundo os especialistas, foi o fato de uma grande quantidade de embarcações ter sido retirada do trade, para ajustar a oferta à demanda de carga.