Linhas retiram viagens em antecipação ao abrandamento da demanda.
Os afretadores já estão preparando o terreno para a baixa temporada – esperada no final de 2010 até o Ano Novo chinês, com término em fevereiro – reduzindo a oferta de capacidade para combater a queda nas taxas de frete das rotas entre Ásia e Europa.
Segundo os corretores de embarcações, o volume de carga deve cair e as taxas de afretamento devem manter-se estáveis durante os meses de setembro e outubro, com possibilidade de abrandamento em novembro ou dezembro até ao final do Ano Novo Chinês.
Os proprietários de navios estão tendo problemas para encontrar fretadores para alugar suas embarcações, disse um corretor com sede em Hamburgo. Algumas linhas não conseguiram fretar navios e agora continuar a implantá-las em seus serviços próprios, acrescentou. De acordo com outra corretora sediada em Taiwan, o armador Yang Ming está entre as companhias que ainda apresentam vários navios que não foram contratados no mercado.
A Maersk Line também está retirando a capacidade e viagens no trade entre a Ásia e Norte da Europa. A viagem do Evelyn Maersk (14.500 Teus) prevista para iniciar em 4 de outubro foi cancelada, enquanto o Edith Maersk, unidade do mesmo porte, será substituído por um navio de 8.400 Teus com viagem agendada para 11 de outubro. Segundo a companhia, a mudança foi realizada por conta dos diversos feriados na China.
Muitos armadores estão preparados para fretar navios por perãodos de seis meses. Existem muitos contratos por perãodos de seis meses, mas não a pedido dos afretadores, disse um corretor. Eles esperam que os valores sejam mais altos na primavera, afirma.
Os padrões de afretamento parecem variar significativamente entre as linhas de contêineres. As estatísticas reunidas por um corretor alemão mostram que a Maersk Line fretou 209 navios com uma capacidade média de 1.900 Teus desde o início do ano. A MSC (Mediterranean Shipping Co) teve 120 navios com média de 3.500 Teus, enquanto que a CMA CGM fechou 214 navios fretados em uma média de 1.300 Teus. Estas linhas foram as mais ativas no mercado charter, imediatamente seguida pela CSAV, que teve contratos para 117 navios de 3.400 Teus.
Os valores de afretamento ainda melhoraram em todos os segmentos, com um contrato de navio de 3.500 Teus sendo negociado por US$ 18.000 por dia durante um perãodo de seis meses.
No segmento de 2.500 Teus, um novo marco foi estabelecido com a CMA CGM. O Merkur Golfo, embarcação construída em 2005 e de propriedade da FA Vinnen em Bremen, foi negociada em um perãodo de seis a nove meses por US$ 13.250 diários – valor acima do nível do mercado para este tipo de embarcação.