O volume crescente de contêineres no tráfego Ásia-Austrália levou dois grupos de armadores a encerrarem serviços conjuntos e começarem seus próprios. NYK, MOL e Kawasaki relançaram o serviço ANA usando o navio Kaga, da NYK, construído em 1988.
A Orient Overseas, ANL Container Line e China Shipping também vão restabelecer seu serviço ANL/ACE North Asia usando o navio ANL Wangarata, a partir de 1º de setembro.
Os armadores juntaram os dois serviços em abril, como consequência da queda de 30% no tráfego entre Ásia e Austrália. Devido à racionalização do serviço, as companhias reduziram a frequência de semanal para quinzenal e começaram um programa de compartilhamento de slots para reduzir a capacidade.
Mas os volumes de carga da Ásia para a Austrália começaram a se firmar no mês passado, sendo seguidos por uma recuperação no volume de contêineres da Austrália para a Ásia. Apesar de as empresas não informarem a extensão da melhora nos volumes, elas afirmaram que o crescimento da Ásia para a Austrália deveu-se, principalmente, à movimentação de produtos automobilísticos.
A restauração dos serviços ocorre na esteira do aumento dos fretes a partir de 1º de agosto por parte da ANL, OOCL, MOL, NYK e ZIM. O aumento das taxas pretendia compensar a queda nas receitas no começo do ano.
Confirmando o fim da cooperação com as três grandes do Japão, a OOCL informou que devido à recuperação do mercado, e com a necessidade de atender melhor ao mercado, a racionalização ANL-CSCL-OOCL e NYK-MOL-Kline será suspensa no final de agosto. Os dois consórcios vão reativar seus serviços originais.