unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 11/07/12

Ataques piratas chegam ao seu pico no oeste da África

Apesar de cíclica, atividade aumentou no último ano.

O pico dos ataques piratas nas águas da Nigéria, o qual foi atingido em junho, demonstra o fato de que o problema da pirataria e dos crimes marítimos está longe de chegar ao fim, de acordo com o Bergen Risk Solutions.

Seis ataques foram realizados contra navios nas águas nigerianas somente em junho deste ano. Dois ataques foram realizados em maio e nenhum foi feito em abril. De acordo com Arild Nodland, diretor Executivo da Bergem Risk Solution, a queda nos ataques em abril e em maio deste ano tem precedente: “A pirataria na Nigéria é, antes de qualquer coisa, cíclica. Os piratas da região se adaptam com facilidade às barreiras e encontrarão novas maneiras de burlar as iniciativas governamentais contra o crime”, afirmou.

Ainda de acordo com o executivo, exatamente por conta dessa qualidade de fácil adaptação dos piratas é difícil fazer uma previsão de novos ataques, tanto no que diz respeito à freqüência quanto com relação às áreas onde os ataques são realizados. Até este momento, o ano registrou 24 incidentes graves de ameaça a embarcações.