unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 02/10/09

Atlântico Sul pode atender Vale

O Estaleiro Atlântico Sul (EAS) está estudando a possibilidade de atender encomendas feitas pela Vale e que serão disputadas entre os estaleiros do País, segundo o presidente da empresa, Ângelo Belellis. São quatro navios do tipo VLOC que irão transportar minérios de ferro. “Os prazos que a Vale determinou são curtos e a nossa demanda é alta. Temos que fazer 22 navios até 2014. A não ser que haja algum investimento para aumentar a capacidade de produção, só poderíamos entregar essas novas embarcações depois de 2014”, explicou Belellis. Especula-se que cada um dos quatro navios custaria entre US$ 100 milhões e US$ 130 milhões na China.
Enquanto isso, a administração do Complexo de Suape comunicou ontem que adiará a concorrência para a contratação de uma empresa de consultoria especializada para fiscalização das obras e serviços de duplicação da TDR-Norte e adequação ao contorno do Cabo de Santo Agostinho. Não há data marcada para a abertura do processo licitatório. A TDR-Norte, que ligará a Express Way (Via Expressa) até a fábrica da Caninha 51, no Cabo, custará R$ 146 milhões.
A reportagem não obteve retorno da direção de Suape se o adiamento acarretará atraso no projeto. O adiamento da concorrência atendeu uma Medida Cautelar expedida monocraticamente pelo conselheiro Carlos Porto determinando a suspensão do certame. Os técnicos do Núcleo de Engenharia da Corte teriam encontrado irregularidades. Um dos pontos levantados foi suspeita de restrição à competitividade.