unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 19/05/10

Atrasos nas entregas de embarcações mantêm estabilidade

Os atrasos nas entregas de porta-contêineres estão mantendo a estabilidade no setor liner. Segundo estatísticas da consultoria Clarksons, 60% dos navios inicialmente agendados para entrega no primeiro trimestre do ano não ficaram prontos. A situação é o prolongamento dos consideráveis atrasos do ano passado, quando 45% das encomendas previstas para 2009 não tinham sido liberadas até o fim de dezembro.

Com mais atrasos esperados e a grande ocorrência de cancelamentos de pedidos, a Clarksons estima que a capacidade aumente apenas em 6,1% este ano, em comparação à projeção anterior acima de 12%. Tanto armadores como operadores estão pedindo aos estaleiros o cancelamento de encomendas feitas há um ano ou mais.

Apesar de os estaleiros terem resistido à pressão para anular contratos, eles estavam mais dispostos a adiar entregas por alguns meses ou mais. Enquanto estes adiamentos ajudam a diminuir a pressão da oferta, o sucateamento também tem sido um fator de diminuição do crescimento da frota. A Clarksons estima que 24 navios, com capacidade total de 38.431 Teus (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés), foram demolidos no primeiro trimestre.