De acordo com o analista-sênior da Clarksons Research Services, Trevor Crowe, os atrasos nas entregas terão papel crucial para o setor de transporte marítimo em 2011, uma vez que a indústria ainda está se recuperando de um perãodo de crise que deixou os volumes de comércio defasados em relação à capacidade de navios.
Esta lacuna praticamente desapareceu, com o índice entre oferta e demanda da Clarksons subindo para 93.9 ao final de 2010, ante 90.3 pontos no exercício anterior, quando a indústria estava sofrendo com o excesso de tonelagem. Em 2006, condições de oferta limitada fizeram o índice chegar a 111 pontos.
Segundo a tendência atual, o índice deve chegar a 96.6 pontos ao final deste ano e alcançar 98.1 pontos em 2012, de acordo com a análise mais recente da Clarksons. A estimativa está de acordo com a projeção de crescimento para o trade, que deve ter alta de 9,7% para 153 milhões de Teus (medida equivalente a um recipiente de 20 pés) em 2011. No exercício anterior, o incremento foi de 12,3%, para 140 milhões de Teus.
O setor de transporte conteinerizado pode enfrentar um delicado exercício de equilíbro no decorrer de 2011, que pode ser determinado pela atuação das companhias de construção naval. Armadores e operadores têm sido orientados a manter estreita vigilância quanto às encomendas a serem entregues pelos estaleiros nos próximos meses, levando sempre em consideração a relação entre oferta e demanda no mercado.