unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 04/11/10

Aumenta número de encomendas de porta-contêineres

O total de encomendas para novos porta-contêineres no terceiro trimestre de 2010 é de aproximadamente 400 mil Teus (unidade equivalente a um recipiente de 20 pés). O resultado é considerado o maior nível trimestral para novas embarcações em mais de dois anos.

Segundo dados da Lloyds` List – publicação especializada no setor marítimo – o incremento nos pedidos entre julho e setembro é 10 vezes maior que a capacidade encomendada na primeira metade do ano. Estima-se que 228 navios já foram entregues à frota global neste ano.

Apesar da maior parte das encomendas ter sido realizada diretamente pelas transportadoras, o retorno dos armadores aos estaleiros aponta sinais positivos para a frota global de porta-contêineres, segundo a Clarkson Research Services.

A consultoria estima que o segmento de porta-contêineres continuará em bons ventos nos próximos meses, com o trade global apresentando expectativa de alta de 11,5% para o restante do ano, atingindo 138,5 milhões de Teus. A taxa de incremento no volume do transporte de contêineres observado até o momento tem sido muito mais forte do que as expectativas iniciais, informou a Clarkson.

Cerca de 37% dos porta-contêineres previstos para entrega em 2010 nos primeiros nove meses do ano foram adiados ou cancelados, e 69 embarcações totalizando 113 mil Teus foram enviadas para demolição. No entanto, segundo a Clarkson, o risco de excesso de capacidade continua. Um número considerável de navios ainda é aguardado para ser adicionado à frota, com uma carteira de encomendas que, apesar de reduzida em relação ao segundo trimestre, ainda equivale a 28% do total da capacidade mundial, conclui o estudo.