A frota de porta-contêineres ativos cresceu 21% nos últimos 12 meses, segundo análise da consultoria marítima Alphaliner. A frota global está atualmente estimada em 13,94 milhões de Teus, em comparação aos 11,55 milhões de Teus registrados há um ano atrás.
O crescimento foi impulsionado pela entrada de novas embarcações no exercício passado, que perfazem cerca de 1,39 milhão de Teus de capacidade. Com o aumento da demanda global durante janeiro a setembro de 2010, foram reativados 1,18 milhão de Teus de capacidade outrora ociosa. Com isso, a frota de embarcações em lay-up diminuiu de 1,51 milhão de Teus no início do ano passado para apenas 326 mil Teus.
Porém, os processos de demolições e descarte de navios também caíram de 381 mil Teus em 2009 para apenas 184 mil Teus em 2010. Esta situação, somada à demanda mais fraca registrada no quarto trimestre do exercício anterior, resultou em redução dos níveis médios de utilização da frota global. De acordo com estimativas da Alphaliner, a frota ociosa deve ter aumento de cerca de 700 mil Teus, para que seja estabelecido um equilíbrio entre oferta e demanda.
Queda nas movimentações
A média de carga nas rotas principais caiu de um pico de 95% a 100% no perãodo compreendido entre maio e agosto, quando os exportadores enfrentaram restrições de capacidade nas rotas principais do Extremo Oriente, em cerca de 80% a 85% em dezembro. As taxas de crescimento abrandaram significativamente no último mês de 2010, com Xangai e Cingapura registrando crescimento de volume de apenas 3,2% e 3,8%, respectivamente, em seus últimos relatórios mensais.