unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 06/08/10

Aumento de capacidade dificulta compra de navios

A inclusão de maior capacidade no mercado marítimo apresenta riscos para o financiamento de novas embarcações, apesar da recuperação econômica, segundo relatório semestral do Commerzbank, da Alemanha.

Conforme a instituição, a previsão de crescimento superior a 4% na economia mundial e os volumes resultantes, que terão efeito multiplicador na demanda de transporte, continuam a ser desaceleradas pelo influxo de navios recém-construídos. O limitado potencial de descarte de embarcações reserva uma possível paralisação nos investimentos, afirma o estudo.

Ainda de acordo com o Commerzbank, a tendência negativa aumentou o índice de perdas, inicialmente esperadas em 26 milhões de euros (US$ 34,4 milhões), para 284 milhões de euros.

Os lucros obtidos pelo Commerzbank com financiamento de embarcações tiveram um aumento anual de 23 bilhões de euros para 24 bilhões de euros, devido à oscilação da taxa de câmbio em relação ao dólar, entre outros fatores. Os porta-contêineres foram responsáveis por 7 bilhões de euros, navios-tanque por 6 bilhões de euros, e graneleiros por 5 bilhões de euros. Os 6 bilhões de euros restantes estão distribuídos entre outros segmentos de navegação.

O banco alemão reportou ligeira melhora no lucro líquido anual durante o primeiro semestre deste ano, atingindo 1,1 bilhão de euros em comparação com o déficit de 1,6 bilhão de euros no exercício passado, em virtude da crise no setor bancário.

Além disso, o Commerzbank reduziu seu crédito total em 898 bilhões de euros no final de junho. A expectativa é de lucro para o próximo ano, considerando a melhoria das condições econômicas e reestruturação do crédito.