unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 27/11/09

Aumento de cruzeiros preocupa pela estrutura oferecida no país

Os 18 navios que virão nesta temporada de cruzeiros no Brasil vão representar no final um crescimento de 66% em comparação com o mesmo perãodo do último ano. Para o presidente da Associação Brasileira das Empresas Representantes de Cruzeiros Marítimos (Abremar), Ricardo Amaral, o aumento é superior à estrutura portuária oferecida no país.

Nesta temporada irão embarcar em navios no Brasil cerca de 900 mil passageiros. Ricardo Amaral confirmou que foi preciso fazer um jogo de cintura para que não houvesse excesso de navio nos portos: Búzios, Ilhéus, Ilhabela e Santos são críticos, pois a demanda não atende a estrutura, afirmou para depois dizer que Santos é hoje no país o mais bem estruturado.

Como se não bastasse este problema, a Abremar enfrente outro em Angra dos Reis (RJ). A cidade quer que apenas três navios ocupem de forma simultânea o espaço. Enquanto portos disputam cruzeiros, Angra dos Reis anda no sentido contrário. Uma pena, pois esta atividade traz inúmeros lucros ao comércio local, lamentou.

Para o presidente da Abremar, o crescimento nesta temporada é mais um passo para tornar atividade anual no país:

Hoje os navios que navegam no Brasil fazem a nossa temporada de verão, enquanto que não há demanda aquecida no hemisfério norte. Com a vinda de novos navios para o mercado, como Oasis, a embarcação que faz o mesmo roteiro precisa ser realocada para outro roteiro e o Brasil surge como um exponencial pretendente, disse. Outros dois mercados em crescimento apontado por ele são Austrália e Dubai.