Conversas têm sido mantidas com outras petrolíferas de grande porte, sobretudo envolvendo áreas da África. A intenção é dividir riscos em projetos de E&P.
Joelson Mendes, diretor de Exploração e Produção da Petrobras (Foto: Cortesia Petrobras)
A Petrobras conta com “oportunidades relativamente maduras” em negociação no segmento de exploração e produção de outros países, segundo o diretor da área, Joelson Mendes. Algumas delas já passaram pelo crivo da equipe técnica da empresa. O próximo passo será levá-las para a diretoria e conselho de administração.
As negociações se restringem a parceiros de grande porte, “detentores de direito”, disse Mendes, que destacou ainda que a Petrobras mantém contatos frequentes com sócios.
A prioridade da estatal são ativos do Oceano Atlântico. Recentemente, a empresa adquiriu áreas em São Tomé e Príncipe. Atualmente, ela trabalha para recompor suas bases de dados, com dados sísmicos e de poços. Mendes não informou em quais países, mas ele vem recorrentemente ressaltando o interesse pela África.
“Essa interação com outras majors é muito positiva. Sempre temos o que aprender. A divisão de riscos com outros players é importante para a Petrobras”, argumentou o diretor.
Fonte: Revista Brasil Energia