unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 24/06/11

Avanço tecnológico de eólicas pode trazer queda de preços de energia em leilões futuros, avalia EPE

Finep tem financiado fabricantes com projetos de P&D de aerogeradores adequados às características de ventos nacionais, conta José Carlos Miranda Farias.

A Empresa de Pesquisa Energética avalia que ainda há espaço para queda de preços de energia renovável em leilões de energia – em especial os de eólicas. Segundo o diretor de Estudos de Energia Elétrica da EPE, José Carlos Miranda de Farias, o avanço tecnológico desses empreendimentos e o melhor aproveitamento das características dos ventos nacionais, que abre espaço para redução de custos pelos fabricantes, o que tem sido buscado pelos agentes. Miranda afirmou que a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) têm financiado estudos de pesquisa & desenvolvimento de aerogeradores próprios para as condições brasileiras.

Miranda destacou que os ventos brasileiros apresentam características como velocidade constante elevada, baixa calmaria e variação de direção de pequena monta, entre outras. Diante desse quadro, os fabricantes já têm se mobilizado para desenvolver torres a um custo menor do que os projetados para outros países, cujos ventos não possuem tais características.

A Finep tem financiado o desenvolvimento de aerogeradores próprios para os tipos de vento nacionais e isso dá a segurança de que o preço da energia vem cair nos próximos leilões de energia do setor elétrico, disse o executivo, que participou na última terça-feira, 21 de junho, do 2° Fórum Estruturação de Projetos Eólicos para os Leilões de Reserva e A-3, realizado no Rio de Janeiro, pelo Grupo CanalEnergia