unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 05/09/25

Azevedo & Travassos Petróleo é qualificada como Operadora C

A qualificação feita pela ANP é uma das condições previstas no contrato de aquisição dos Polos Barrinha e Porto Carão, da Brava Energia

Foto: Divulgação Azevedo & Travassos

A ANP qualificou a Azevedo & Travassos Petróleo (ATP), subsidiária da Azevedo & Travassos Energia (ATE), como Operadora C, informou a petroleira por comunicado na última quarta-feira (3). 

A qualificação é uma das condições previstas no contrato de aquisição dos Polos Barrinha e Porto Carão, da Brava Energia. 

A partir desta nova nomenclatura, a única condição precedente operacional que falta para a conclusão da cessão dos contratos de concessão é a ANP aprovar os sistemas independentes de medição fiscal de petróleo.

Aquisição dos Polos Barrinha e Porto Carão

A ATP, em conjunto com a Petro-Victory Energy, assinou o contrato de aquisição dos Polos Barrinha e Porto Carão (que contém juntos 13 campos de petróleo) em fevereiro deste ano

Porto Carão tem quatro campos (Porto Carão, Serraria, Lagoa Aroeira e Carcará), enquanto Barrinha tem nove (Pintassilgo, Barrinha, Barrinha Leste, Barrinha Sudoeste, Fazenda Canaan, Poço Verde, Serra Vermelha, Pedra Sentada e Serra do Mel).

Esta transação começou a ser negociada em dezembro de 2024, momento no qual as empresas assinaram um contrato de exclusividade. O montante total da aquisição foi de US$ 15 milhões, sendo US$ 600 mil na assinatura do contrato.

Segundo o CEO da ATE, Ivan Carvalho, na última reunião de resultados trimestrais, a expectativa é de iniciar a operação dos campos em novembro

Sobre o aumento de produção, Ivan afirmou que a expectativa é “muito boa”. Atualmente, os campos dos polos Barrinha e Porto Carão têm cerca de 50 poços parados e, assim que as instalações estiverem prontas e assumirem a operação, a previsão é colocá-los em produção em dois meses. 

A volta dos poços que estão parados poderá fazer com que a produção vá para entre 650 bpd e 700 bpd.

Fonte: Revista Brasil Energia