Os valores de frete podem apresentar características voláteis atualmente, mas as margens de empréstimos estão começando a se mover para um patamar estável, à medida que o número de exportadores interessados no mercado cresce e investe mais no setor.
Conforme o economista Paul Taylor, os bancos estão aos poucos voltando a financiar parcelas do mercado marítimo. Alguns bancos continuam refratários, mas muitos já estão retornando gradualmente aos negócios do setor, informou Taylor.
As margens de empréstimos começaram a se estabilizar, embora o volume de negociações ainda não tenha registrado um crescimento em curto prazo. Os bancos ainda estão expostos aos prejuízos da indústria marítima, e vender suas ações no momento poderia significar um desperdício, computando valores fracos e atingindo metas abaixo do nível do mercado.
Para Taylor, muitos bancos ainda mantêm a cautela por conta da ausência de sinais concretos de uma recuperação. Por que comprar mais ações quando a reviravolta positiva ainda está longe de ser confirmada?, questiona Taylor. Infelizmente, a iniciativa dos bancos ainda está se apoiando em previsões de aumento de demanda, que só devem ser confirmadas nos próximos meses, conclui.