unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 16/09/11

Barra Energia compra parte de bloco no pré-sal

A Barra Energia do Brasil confirmou dois acordos independentes para adquirir uma participação total de 30% no bloco BS-4, em águas profundas da Bacia de Santos, das empresas Chevron Brasil Atlanta e Oliva Exploração e Produção (20%) e da Shell Brasil Petróleo (10%). O consórcio é formado atualmente pela Shell (40%) que é a operadora do bloco, Petrobras (40%) e Chevron (20%).

Em agosto, a Queiroz Galvão anunciou negociação para aquisição da fatia restante de 30% da Shell no bloco. O BS-4 está localizado a 185 km da costa, a sudeste da cidade do Rio de Janeiro em, aproximadamente, 1.550 metros de profundidade.

A área engloba os campos de Atlanta e Oliva, portadores de óleo pesado em reservatórios do pós-sal a cerca de 2.400 metros de profundidade, com grau API entre 14º e 16º. Em nota, a Barra Energia informa ainda que, de acordo com os planos de desenvolvimento submetidos pela operadora Shell e aprovados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) em 24 de junho de 2009, os dois campos somam um volume superior a 2,1 bilhões de barris.

A Barra Energia ressalta também que o BS-4 se situa em área de alta prospectividade para os reservatórios do pré-sal, estando localizado cerca de 50 km a nordeste do poço descobridor do Campo de Libra, potencialmente um dos maiores campos descobertos no pré-sal até hoje. Ainda conforme a empresa, toda a documentação pertinente será submetida à ANP para aprovação.

Nosso posicionamento estratégico na área do pré-sal fica fortalecido com estas novas participações. Somadas à recente aquisição de 10% do bloco BMS-8, representa importante diversificação para o nosso portfólio por incluir potencial exploratório no pré-sal disse João Carlos de Luca, diretor-presidente da Barra.