unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 24/03/16

BG e Chevron deixam consórcio que contrata serviços na Margem Equatorial

A Shell e a Chevron deixaram o consórcio de petroleiras que está contratando serviços de levantamento ambiental na Margem Equatorial. As companhias consideraram alta a melhor proposta apresentada e desistiram, por ora, do projeto. A Shell, que assimiu recentemente os ativos da BG na região, não quis comentar a informação, e a Chevron não respondeu até o fechamento desta matéria.

Como têm a obrigação de contratar os serviços, que consistem na instalação e manutenção de fundeios instrumentados na região para coletar dados meteoceanográficos, as petroleiras provavelmente terão de abrir uma nova concorrência, já que as demais companhias do consórcio dificilmente concordarão em compartilhar o resultado do levantamento que será contratado.

A Shell já havia feito parte do levantamento para atender às exigências do Ibama, mas ainda precisa realizar o estudo em uma área específica da Margem Equatorial.

A empresa que realizará o serviço já foi escolhida, e a previsão é que o contrato seja assinado ainda este mês. Avaliado em US$ 10 milhões, o contrato terá duração de um ano, com possibilidade de renovação pelo mesmo perãodo. A concorrência foi disputada por empresas como a Fugro e a Gardline/Oceanpact.

Com a saída da BG e Chevron, restam no consórcio a Queiroz Galvão, que coordena a contratação, BP, Total e premier Oil.

Na Margem Equatorial, a Shell está assumindo a operação dos blocos BAR-M-300, BAR-M-342, BAR-M-344, BAR-M-388, BAR-M-215, BAR-M-217, BAR-M-252, BAR-M-254, BAR-M-298 e do BAR-M-340, ativos que foram integralizados após a fusão com a BG no mês passado. Já a Chevron opera o bloco CE-M-715.