unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 23/09/11

BG negocia campos do pré-sal

A BG pode estar prestes a vender parte de sua fatia no campos de Lula e Cernambi, os mais importantes do país, no cluster do pré-sal de Santos. A operação incluiria também as áreas exploratórias do BM-S-9, BM-S-11 e BM-S-10, onde já foram descobertos vários prospectos. Os rumores voltaram a crescer após dois anos e envolvem a venda para grupos chineses

Procurada pelo EnergiaHoje, a BG Brasil não confirmou a operação, limitando-se a afirmar que não comenta boatos e rumores de mercado, mesmo com a notícia sobre o farm-out tendo sido veiculada no Financial Times. O EnergiaHoje apurou que a negociação está sendo conduzida no exterior, pela alta cúpula da petroleira inglesa.

Fontes ligadas a grupos de petroleiras chinesas garantem que há uma negociação em curso. Ao que tudo indica, a operação, se oficializada, deverá envolver a CNOOC e a Sinopec, duas maiores petroleiras chinesas.

O negócio deve envolver a venda de uma parcela entre 5% e 10%. A participação da BG nos ativos varia de 25% a 30%. A operação, se concretizada, deverá ser aprovada pela Petrobras e os demais sócios, que poderão exercer direito de preferencia.

Essa não é a primeira vez que a BG tenta reduzir seu risco no pré-sal, vendendo uma parcela de participação na área. Há dois anos, o grupo inglês chegou a manter negociações com algumas empresas, mas a operação não teve sucesso.

Na ocasião, a intenção era abrir participação na BG Brasil, a exemplo da operação firmada entre a Repsol YPF e a Sinopec, no passado.