O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) aprovou um empréstimo de US$ 100 milhões (R$ 171,3 milhões) para o terminal portuário da Embraport, a ser erguido na Área Continental de Santos, na Margem Esquerda do Porto. A unidade será a maior instalação de cargas multiuso do país e, quando totalmente implantada, o que demandará um investimento de R$ 2,3 bilhões, poderá movimentar 2 milhões de TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) e 2 milhões de metros cúbicos de álcool por ano.
A autorização do empréstimo foi anunciada pelo BID na última quinta-feira. O financiamento usará o capital ordinário da entidade internacional e será utilizado na primeira etapa de construção do terminal, quando será implantado um cais de 700 metros. Essa estrutura permitirá a operação anual de até 1,2 milhão de TEUs e dos 2 milhões de metros cúbicos de álcool. De acordo com o banco, essa primeira fase do empreendimento já tornará possível aliviar a sobrecarga e reduzir os custos em Santos.
Conforme a Embraport, a primeira etapa da instalação deve ser concluída no final de 2012. Em sua segunda fase, o terminal terá seu cais ampliado para um quilômetro, ganhando mais um berço de atracação. A partir dessa infraestrutura, poderá movimentar anualmente 2 milhões de TEUs.
A liberação dos recursos do BID está associada a “um grande empréstimo sindicalizado de bancos comerciais internacionais”. Esse segundo financiamento será no valor de US$ 300 milhões (R$ 513,9 milhões), totalizando um aporte de US$ 400 milhões (R$ 685,2 milhões), de acordo com o banco interamericano.
O terminal da Embraport ainda receberá um empréstimo separado da Caixa Econômica Federal. Juntos, esses recursos irão complementar a parte de crédito de longo prazo do plano financeiro do empreendimento.
Em seu comunicado, o BID destacou que a nova instalação portuária vai contribuir para melhorar as condições de trânsito na Cidade, pois terá acessos adequados por estrada e trilhos e será localizado longe da movimentada área urbana da cidade de Santos. Ele ficará entre as ilhas Diana e Barnabé, nas proximidades da Base Aérea de Santos.
O novo terminal criará cerca de 2.000 empregos diretos durante a construção, bem como abrirá 550 vagas no início das operações e 1.000, quando estiver operando a plena capacidade.
Obras
Após permanecerem um ano paradas, as obras do terminal da Embraport foram retomadas há dois meses. A construção foi interrompida no final do ano passado, logo após a Dubai Ports World (estatal dos Emirados Árabes Unidos) e o Grupo Odebrecht comprarem 51,4% do empreendimento. Também são sócios no projeto o Grupo Coimex (idealizador do terminal) e o Fundo de Investimento do FGTS.