Companhia também começará, em julho, a campanha offshore de Cable Route Pre-lay Survey da malha óptica da Bacia de Campos
Final da instalação do tronco principal da Bacia de Santos (Foto: Blue Marine Telecom)
A Blue Marine Telecom iniciará neste mês a campanha final do projeto da malha óptica da Bacia de Santos, informou a companhia por meio de comunicado nesta quinta-feira (4). Nesta fase haverá a conexão, por meio de umbilicais ópticos, do tronco principal do sistema entre as 13 unidades de produção de petróleo e gás natural da bacia.
Antes de começar esta etapa, a Blue Marine Telecom realizou o comissionamento dos equipamentos de transmissão óptica, e o tronco principal – com mais de 800 km de cabos submarinos – passou por 15 dias de operação assistida. Durante esse período a companhia testou, em condições de uso normal, a ligação física entre as duas estações do sistema, uma no Rio de Janeiro (RJ) e outra em Santos (SP).
A instalação do tronco principal foi concluída em abril deste ano. A expectativa é que a implementação de todo o projeto na Bacia de Santos esteja pronta até o segundo semestre deste ano.
Avanço na malha óptica da Bacia de Campos
A Blue Marine Telecom também está se preparando para o início da instalação da malha óptica da Bacia de Campos. Os mais de 500 km de cabos ópticos submarinos, que foram fabricados na China, já estão prontos e em fase final de testes para aceitação. Após a aprovação, os cabos embarcarão para o Brasil no navio Bold Maverick, a mesma embarcação utilizada no projeto da Bacia de Santos.
Além de trazer os materiais, o Bold Maverick será utilizado na implantação dos cabos, que formarão o tronco principal da futura malha. Atualmente, o navio passa por manutenção preventiva de rotina na China.
Ainda no mês de julho, a Blue Marine Telecom iniciará a campanha offshore de Cable Route Pre-lay Survey, uma vistoria prévia do leito do oceano desse mesmo trajeto, que terá profundidades de até 2,5 mil metros.
Esta etapa ocorre logo após o Marine Survey, um estudo mais detalhado que ajuda a confirmar ou alterar a rota definida pelo Desktop Study (DTS) – estudo da rota da malha óptica, e que foi finalizado em novembro de 2023.
Para essa operação, a companhia pretende utilizar um veículo subaquático operado remotamente (ROV), que registrará em vídeo toda a rota da futura instalação. O objetivo da atividade é verificar, com precisão, eventuais interferências no trajeto.
Ao todo, a Blue Marine Telecom instalará 585 km da malha óptica, conectando duas estações terminais em terra a 12 plataformas. Também será construída uma cable landing station (estação de onde partem/chegam os cabos em terra) em Anchieta (ES), e a ampliação de outra, em Barra do Furado, no município de Quissamã (RJ).
Fonte: Revista Brasil Energia