– Um projeto de metrô estimado em R$ 24,6 bilhões e classificado como o de maior custo e demanda futura para São Paulo foi detalhado no recente Boletim Informativo 5 do Estudo Nacional de Mobilidade Urbana (ENMU). O documento, divulgado pelo BNDES e pelo Ministério das Cidades, identifica a Implantação da Linha 20-Rosa do Metrô (projeto 21021) como um pilar estratégico para a mobilidade da metrópole.
No entanto, como é comum em grandes anúncios de infraestrutura no Brasil, a proposta é recebida com ceticismo por parte da população. A percepção popular, frequentemente marcada pelo deboche, é de que tais obras “só ficarão prontas para os netos ou bisnetos“.
O valor do projeto representa sozinho 14% de todo o investimento de R$ 175,7 bilhões proposto pelo estudo federal para o estado. A justificativa está na escala: são 31 quilômetros de extensão. O ENMU projeta 617.411 embarques por dia útil, o que a posiciona como a linha de maior demanda de todo o pacote.
A promessa no papel
Um paralelo com os dados do Governo do Estado de São Paulo, que já trabalha no projeto, revela números ainda mais superlativos. Os estudos locais estimam uma demanda que pode superar 1 milhão de passageiros por dia.
O traçado, estimado pelo ENMU em 31 km e detalhado pelo governo estadual com cerca de 30 km de extensão, prevê a ligação da região da Lapa (Estação Santa Marina), na Zona Oeste, ao ABC Paulista, terminando em Santo André.
Estão previstas 24 estações no projeto:
- Em São Paulo: Santa Marina, Lapa, Vila Romana, Cerro Corá, Girassol, Teodoro Sampaio, Fradique Coutinho, Tabapuã, Jesuíno Cardoso, Hélio Pellegrino, Moema, Rubem Berta, Indianópolis, Saúde, Abraão de Morais, Cursino, Arlindo Vieira e Livieiro.
- Em São Bernardo do Campo: Taboão-Paulicéia, Rudge Ramos e Afonsina.
- Em Santo André: Príncipe de Gales, Portugal e Santo André.
A alta projeção de demanda se baseia no poder de integração da linha. A Linha 20-Rosa está projetada para funcionar como um “hub”, costurando quase toda a rede metroferroviária. Estão previstas 11 conexões com linhas existentes e futuras (como a 1-Azul, 2-Verde, 4-Amarela, 5-Lilás, 6-Laranja, 19-Celeste e 22-Marrom, além das linhas de trem 7-Rubi, 8-Diamante e 10-Turquesa).
O cronograma oficial vs. o histórico de atrasos
Embora o ENMU a trate como uma proposta estratégica, a Linha 20-Rosa já apresenta movimentações burocráticas. O projeto está em fase de projeto básico, iniciado em fevereiro de 2025, com prazo contratual de 20 meses para conclusão, estendendo-se até o final de 2026.
A previsão oficial é que o leilão para as obras ocorra neste mesmo ano. Com um prazo de construção estipulado em 96 meses (8 anos), a entrega da linha está mirada para 2035.
No entanto, a população vê este cronograma com desconfiança. Isso acontece porque o histórico de obras de infraestrutura no Brasil acumula atrasos significativos e, na prática, as gestões raramente cumprem os prazos. Consequentemente, a percepção popular de que somente ‘os netos’ usarão a linha apenas reflete essa descrença crônica. Afinal, esses cronogramas de longo prazo frequentemente enfrentam entraves judiciais, revisões de custos e constantes mudanças de gestão.
Apesar do ceticismo, o processo legal avança. Já foi efetuada a desapropriação de uma área do antigo Pátio Ford, em São Bernardo do Campo, destinada ao pátio de manutenção. Anteriormente, a Resolução SPI nº 13/2025 declarou de utilidade pública mais de 90 mil metros quadrados de imóveis privados em bairros como Água Branca, Pinheiros, Moema, Saúde e Cursino.
O estudo nacional aponta a Linha 20-Rosa como o investimento mais pesado e necessário do país. Ao mesmo tempo, os trâmites burocráticos avançam, pelo menos no papel. No entanto, a dúvida principal permanece.Resta saber se o projeto conseguirá, de fato, superar o histórico de atrasos crônico do setor. Acima de tudo, a questão é se ele se tornará uma realidade para a atual geração de passageiros.
A Linha 20-Rosa é um dos vários projetos estratégicos em andamento. Continue no Mobilidade360 e conheça outros projetos futuros de mobilidade urbana que estão no radar.
Fonte: https://mobilidade360.com.br/2025/11/04/linha-20-rosa-lapa-abc/