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Clippings - 11/11/25

BNDES propõe plano de R$ 68,4 bi para 15 projetos de mobilidade no RJ

– O Estudo Nacional de Mobilidade Urbana (ENMU), divulgado pelo BNDES e pelo Ministério das Cidades, detalhou um pacote de R$ 68,44 bilhões em projetos mobilidade Rio de Janeiro. A Região Metropolitana é o segundo maior foco de investimentos do país, atrás apenas de São Paulo. O plano BNDES mobilidade RJ prevê a implantação de 15 projetos de média e alta capacidade.

O documento detalha que a rede base de TPC-MAC (transporte de média e alta capacidade) do Rio, hoje com 500 km, saltaria para 700 km com as novas propostas. Estes projetos mobilidade Rio de Janeiro são marcados por expansão do metrô e a requalificação de BRTs.

Aqui está o detalhamento de cada um dos 15 projetos, seus custos e projeções, com base nos dados do Apêndice 5 do estudo:

Projetos de Metrô: A maior fatia do plano BNDES mobilidade RJ

O ENMU propõe cinco grandes projetos de metrô, que somam 94 km de novas linhas e um investimento de R$ 47,7 bilhões, representando a maior fatia do plano para o Rio:

  1. Metrô de Praça XV a São Gonçalo: Este é o projeto de maior custo individual, estimado em R$ 12,3 bilhões. Prevê 19,4 km de linha para atender uma demanda projetada de 313.125 embarques por dia útil.
  2. Metrô Alvorada – Cocotá: Um projeto de grande extensão, com 32,2 km. Tem custo estimado de R$ 11,7 bilhões e projeção de 202.735 embarques/dia.
  3. Metrô Gávea até Del Castilho: Prevê 13,4 km de linha , com custo de R$ 10,6 bilhões e demanda de 156.484 embarques/dia.
  4. Metrô do Centro do Rio até Deodoro: Outro eixo estruturante, com 25,7 km , custo de R$ 9,5 bilhões e projeção de 230.924 embarques/dia.
  5. Extensão da Linha 02 do Metrô até Praça XV: Um trecho curto (3,5 km) mas de alto custo e demanda, estimado em R$ 3,3 bilhões para atender 117.879 embarques/dia.

VLTs: A polêmica requalificação de BRTs

O plano propõe cinco projetos de VLT, somando R$ 12,5 bilhões. O destaque fica para duas polêmicas requalificações de corredores de BRT existentes:

  1. Requalificação do BRT TransCarioca em VLT: O projeto de maior demanda de todo o plano para o Rio. Prevê a conversão de 35,6 km de BRT para VLT, com custo de R$ 4,9 bilhões, para atender 396.029 embarques/dia.
  2. Requalificação do BRT TransOeste em VLT: Similarmente, propõe a conversão de 44,6 km de BRT , com custo de R$ 4,7 bilhões e demanda projetada de 315.819 embarques/dia.
  3. Implantação do VLT Niterói – Centro – Charitas: Projeto de 11,8 km, com custo de R$ 1,2 bilhão e demanda de 21.703 embarques/dia.
  4. Implantação do VLT Botafogo – Leblon – Gávea: Trecho de 10,4 km, custo de R$ 1,09 bilhão e projeção de 60.150 embarques/dia.
  5. Implantação do VLT São Cristovão: Projeto curto, de 5,2 km, com custo de R$ 558 milhões para atender 31.609 embarques/dia.

Novos BRTs: 4 projetos de R$ 4,5 bilhões

Quatro projetos de BRT elétrico (extensões ou novos corredores) são propostos, somando R$ 4,5 bilhões:

  1. Implantação do BRT de Jd. Oceânico até Taquara e Freguesia: Projeto com a maior demanda entre os novos BRTs, com 198.913 embarques/dia. Terá 16,6 km de extensão e custo de R$ 1,17 bilhão.
  2. Extensão do BRT TransBrasil até Santa Cruz: Uma longa extensão de 35,5 km, com custo de R$ 1,9 bilhão e projeção de 116.070 embarques/dia.
  3. Implantação do BRT transversal Campo Grande – Magarça: Trecho de 11,8 km, custo de R$ 710 milhões e demanda de 82.746 embarques/dia.
  4. Implantação do BRT TransBaixada: Prevê 14,2 km, custo de R$ 736 milhões e demanda de 49.860 embarques/dia.

Trem Urbano: O foco na requalificação da malha

Requalificação do Trem Urbano: Este é o projeto com o maior número absoluto de passageiros. Prevê a requalificação de 270 km da malha de trens urbanos , com um investimento de R$ 3,58 bilhões , para atender 518.837 embarques por dia útil.

Fonte: https://mobilidade360.com.br/2025/11/07/projetos-mobilidade-rio-de-janeiro-enmu-bndes/