
A BP Brasil lançará, entre outubro e novembro, o bid para contratação da sonda que ficará responsável pela perfuração de seu primeiro poço exploratório no bloco de Pau Brasil, localizado no cluster da Bacia de Santos. Embora o cronograma da campanha tenha escorregado de 2023 para 2024, a petroleira quer garantir o afretamento da unidade antecipadamente.
O PetróleoHoje apurou que a companhia aguarda a conclusão de alguns processos de contratação de sondas em curso no Brasil, para lançar o seu bid no mercado. Como a campanha de Pau Brasil envolverá a perfuração de um único poço, a BP acredita que o interesse pela atividade acabará limitado às empresas de perfuração que têm contratos para vencer em 2023 e não conseguirem emplacar novos contratos nas licitações atuais.
O novo cronograma interno da BP Brasil para a campanha do pioneiro de Pau Brasil prevê o início da perfuração para o primeiro trimestre de 2024. A petroleira tem até dezembro de 2025 para cumprir o Programa Exploratório Mínimo (PEM) acordado com a ANP para o ativo, que foi adquirido na 5ª Rodada de Partilha, em 2018.
O plano original da petroleira inglesa era perfurar na área de Pau Brasil entre 2021 e 2022 – no entanto, a pandemia de Covid-19 fez com que o cronograma fosse adiado duas vezes. Apesar das prorrogações, a campanha é uma das principais apostas da BP no país, que opera o bloco com 50% de participação, em parceria com a CNOOC Petroleum (30%) e a Ecopetrol (20%).
Além de Pau Brasil, a BP opera outros quatro blocos no país, sendo dois na Bacia de Campos (C-M-755 e C-M-793), arrematados na 15ª Rodada de Licitações, um em Barreirinhas (BAR-M-346), adquirido na 11ª Rodada, e outro em Santos (S-M-1500), oriundo da 16ª Rodada.
Fonte: Revista Brasil Energiao