
A BP Brasil deverá alterar a estratégia de contratação da sonda que ficará responsável pela campanha de perfuração da área de Pau Brasil, localizada no cluster de Santos. O board da petroleira na Inglaterra estuda a possibilidade de utilizar janela de operação de uma unidade que já esteja no Brasil, ao invés de alocar um equipamento específico como vinha sendo projetado.
A companhia, segundo fontes, já vem mantendo conversas informais com outras petroleiras estrangeiras que têm sondas afretadas operando no Brasil. A campanha da BP Brasil será realizada em 2024, contemplando a perfuração de um único poço exploratório.
De acordo com o cenário de negócios já firmados, Shell, Total Energies e, é claro, Petrobras estarão com sondas em operação no final do segundo semestre. A petroleira francesa, ao que tudo indica, deverá ceder, provisoriamente, o DS-15 para a Petronas realizar sua primeira campanha no Brasil.
A proposta original da BP Brasil era de afretar uma sonda para a campanha no Brasil, sem precisar utilizar janela de outros contratos. A petroleira chegou a planejar lanaçar um bid no final do ano passado para afretar a unidade.
A campanha da da BP Brasil está programada para ocorrer no primeiro trimestre de 2024. A data exata de início da campanha dependerá essencialmente da janela de contrato da sonda a ser afretada.
O prazo para cumprimento do Programa Exploratório Mínimo (PEM) de Pau Brasil expira em dezembro de 2025. O ativo foi arrematado na 5ª Rodada de Partilha, em 2018, pela petroleira inglesa, que detém 50% de participação, em parceria com a CNOOC Petroleum (30%) e a Ecopetrol (20%).
O plano de perfuração de Pau Brasil vem sendo sistematicamente adiado. Inicialmente, a petroleira estrangeira pretendia realizar a campanha entre os anos de 2021 e 2022, mas a pandemia de Covid-19 fez com que o cronograma fosse revisto.
A carteira da BP Brasil contempla ainda mais um bloco na Bacia de Santos, o S-M-1500, adquirido na 16ª rodada, em 2019, dois em Campos, o C-M-755 e C-M-793, oriundos do 15º leilão, em 2018, e mais o bloco BAR-M-346, localizado em Barreirinhas e arrematado na 11ª rodada, em 2013.
Fonte: Revista Portos e Navios