unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 06/06/16

BP e GDF Suez saem do bloco BT-PN-3

A ANP aprovou a cessão das participações da BP e da GDF Suez no contrato BT-PN-3, na Bacia do Parnaíba, para a Petrobras. A BP tinha 40% da concessão, enquanto a GDF tinha 20%. A Petrobras era operadora com os outros 40% e, com a desistência das companhias, passa a contar com 100% da área.

O acordo já tinha sido aprovado pelo Cade no final de 2014. O BT-PN-3 é composto somente pelo bloco PN-T-86, na Bacia do Parnaíba, onde foram descobertos indícios de petróleo em 2014. Inicialmente, o contrato correspondia também à concessão do bloco PN-T-66, mas a área foi devolvida após a perfuração de um poço seco.

O consórcio original das áreas, arrematadas na 9ª rodada da ANP, era composto pela BP, Petrobras e Vale, mas a mineradora vendeu sua participação para a GDF. Inicialmente, a ideia era investir em um projeto de produção integrada de gás e geração de energia, como a Eneva e a PGN (antigas empresas do grupo EBX) fazem na Bacia do Parnaíba.