São PAULO – A petrolífera britânica BP e seus parceiros de exploração no Mar do Norte vão investir cerca de 10 bilhões de libras (US$ 15,5 bilhões) em quatro novos projetos de óleo e gás nos próximos cinco anos, o que ajudará a companhia a manter sua produção naquela área nas próximas décadas.
Em comunicado, a BP informa que o governo britânico concedeu hoje à companhia e à Shell, ConocoPhillips e Chevron a aprovação para prosseguir com a segunda fase de desenvolvimento do campo de Clair, a oeste das Ilhas Shetland. O projeto está estimado em 4,5 bilhões de libras.
A BP, cuja participação nos quatro projetos em termos de aporte será de aproximadamente 4 bilhões de libras, informa ainda que esse é o maior investimento já realizado pela companhia no Mar do Norte.
“Após alguns anos de declínio, vemos agora potencial para manter a nossa produção do Mar do Norte em torno de 200 mil a 250 mil barris de óleo equivalente por dia até 2030”, afirma no comunicado o executivo-chefe da BP, Bob Dudley.
Os quatro projetos operados pela BP fazem parte de uma nova onda de investimentos realizados pela companhia em petróleo e gás ao redor do mundo, com início de produção previsto para os próximos cinco anos.
Mais da metade do investimento total deve ser aplicada no Reino Unido. No pico, os projetos criarão 3 mil postos de trabalho.