unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 11/05/11

BP volta a operar no Brasil

A diretoria da ANP aprovou a aquisição dos ativos da Devon Energy no Brasil pela britânica BP, negociação avaliada em US$ 7 bilhões. O entre as duas petroleiras inclui sete blocos offshore na Bacia de Campos e um em Camamu-Almada, em lâminas d’água que variam entre 100 m e 2.780 m, e duas áreas onshore na bacia do Parnaíba.

Os blocos na bacia de Campos incluem as descobertas de Xerelete e Itaipu, além do prospecto Wahoo, em área de pré-sal ,e do campo de Polvo, já em produção.

De acordo com o diretor-geral da ANP, Haroldo Lima, após o acidente no poço de Macondo, no Golfo do México, a BP, que investiu perto de US$ 20 bilhões em contenção do vazamento, “se categorizou como uma das empresas hoje mais bem preparadas em segurança operacional em águas profundas”. O pedido de cessão de direitos das áreas da Devon chegou à ANP em junho do ano passado, dois meses após o maior acidente da indústria do petróleo nos EUA.

Com a aquisição, a BP entra para o seleto grupo de petroleiras internacionais que operam produção de petróleo no país. Além da britânica, apenas Shell e Chevron foram a lista operando os campos do Parque das Conchas e Frade, ambos na Bacia de Campos.

A última operação da BP no Brasil foi o blooc BM-FAZ-1, na Bacia da Foz do Amazonas. A área foi devolvida à ANP em setembro de 2005 após a perfuração de poços secos na região.