
A BR Aviation, empresa da Vibra Energia que atua no segmento aéreo, começou a abastecer com HVO (diesel verde), gradativamente desde de dezembro de 2022, os caminhões em operações no aeroporto Internacional Galeão/Tom Jobim (RJ).
Os caminhões da BR Aviation passarão a operar com 10% do diesel HVO, 10% de biodiesel e 80% de diesel fóssil. O HVO é uma aposta da companhia para reduzir emissões de gases de efeito estufa.
O diesel verde será adequado às tecnologias de motores nesta primeira fase de aplicação na base de abastecimento no aeroporto do Galeão. Após as avaliações ao longo das operações da frota, a ideia é expandir sua aplicação para outras operações da Vibra.
“Ao adotar 10% de HVO na mistura do combustível utilizado pelos 15 caminhões da frota do aeroporto do Galeão, deixaremos de emitir 14 toneladas de gases de efeito estufa no ar por ano. Estamos desenvolvendo várias frentes que certamente irão colocar a Vibra / BR Aviation como protagonista numa economia de baixo carbono”, explica no anúncio o diretor de aviação da Vibra, Rodrigo Mota.
Segundo a Vibra, a partir de 2025, ela será offtaker da primeira biorrefinaria do Brasil dedicada à produção de HVO. Com localização em Manaus, a planta terá capacidade de produzir até 500 mil toneladas de combustíveis por ano e encontra-se em um ponto estratégico para a distribuição em toda a Região Norte do país.
Além disso, a companhia assumiu o compromisso de ser net zero até 2025 para as emissões de escopo 1 e 2, com foco na redução de emissões de suas unidades operacionais e administrativas.
Fonte: Revista Portos e Navios